fbpx

Imersão da Escola Ecoar na Praia do Preá reúne líderes locais e nacionais no Rancho do Peixe para discutir inovação organizacional e novos modelos de liderança

O Instituto S.E.R. e a Escola Ecoar promoveram, entre os dias 12 a 17 de maio, na Praia do Preá (Cruz–CE), o programa “Liderança Adaptativa e Organizações Evolutivas”. A imersão reuniu lideranças locais do poder público e associações, gestores e profissionais de diferentes segmentos para uma experiência de formação voltada à transformação organizacional, com foco em inovação, sustentabilidade e novos modelos de liderança.

O encontro aconteceu no campus da Ecoar, instalado na Pousada Rancho do Peixe, e contou com a condução de três nomes de referência no desenvolvimento humano e organizacional: Fábio Rosé, fundador da Imanah Consultoria e professor da Fundação Dom Cabral; Marco Dalpozzo, sócio fundador do Grupo e* e consultor com atuação em negócios sustentáveis; e Flávia Lippi, fundadora do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi e especialista em bem-estar corporativo e liderança consciente.

Entre os líderes locais, que participaram da imersão, estiveram presentes José Bezerra de Sousa Junior, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Jijoca de Jericoacoara; Ricardo Gusso Wagner, secretário de Turismo de Cruz; Rosana Barbosa de Lima, secretária de Turismo de Jijoca de Jericoacoara; Lucimar Marques de Vasconcelos, presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara; e Antonio Ivamar Sabóia dos Reis, diretor do Conselho de Empresários de Jericoacoara, representantes nacionais como Luiz Augusto Leite, administrador e consultor de organizações; Layê Brito, consultor executivo da empresa Múcua e Fabrini Andrade, diretora Executiva do IPOM – Instituto Povo do Mar, além de outras lideranças da região. Suas contribuições ampliaram os debates sobre inovação, gestão pública e articulação territorial, conectando as práticas discutidas à realidade e aos desafios da região.

A programação foi composta por vivências, painéis conceituais, estudos de caso e práticas integrativas, abordando temas como design organizacional, gestão da mudança, neurociência aplicada à liderança e evolução dos modelos de negócio. A proposta foi criar um espaço de aprendizado colaborativo, em que os participantes pudessem refletir sobre os desafios contemporâneos da gestão e compartilhar estratégias aplicáveis aos seus contextos profissionais.

O ambiente ao ar livre e o formato “pé na areia” do campus Ecoar proporcionaram uma experiência de conexão entre conteúdo e contexto, favorecendo a troca entre os participantes. A iniciativa também buscou reforçar a importância de ambientes organizacionais mais adaptativos, que valorizam o bem-estar coletivo e a inovação contínua.

Como resultado dessa interação, foi criado uma comunidade entre os participantes, com o intuito de dar seguimento às pautas mais urgentes que foram mapeadas nas dinâmicas realizadas durante o encontro, com o intuito de preservação e proteção da região de Jericoacoara, Preá e arredores.

Além da formação técnica, os cinco dias de imersão incluíram alimentação completa e jantares de integração, fortalecendo o networking e a construção de vínculos entre os participantes. A realização do programa faz parte da proposta do Instituto S.E.R. e da Escola Ecoar de fomentar experiências educacionais transformadoras, alinhadas aos princípios de sustentabilidade, colaboração e impacto positivo.